Porto Seguro - BA

HISTÓRIA DA CIDADE

Porto Seguro é de fundamental importância no contexto histórico nacional e mundial. Sua história remonta o tempo das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Porto seguro é o berço do nascimento do Brasil e sua história começa em 1500, quando o país foi oficialmente descoberto por Pedro Álvares Cabral. A princípio, o descobrimento do Brasil foi ao acaso, já que um ?acidente de percurso? fez com que a frota de Cabral desembarcasse no Brasil. O rei de Portugal, Dom Manuel, enviou Cabral e sua esquadra com a missão de aportar em Calecute, cidade do estado de Kerala na costa ocidental da Índia, com o objetivo de fundar uma feitoria para comercializar especiarias.
Na altura das Ilhas de Cabo Verde, na costa africana, a expedição desvia-se da rota e, impulsionada por ventos fortes, aproxima-se da costa brasileira, onde hoje se localiza o extremo sul da Bahia e a Costa do Descobrimento.
Em 21 de abril de 1500, Cabral avista terra firme pela primeira vez no território brasileiro. Conforme explica Pero Vaz de Caminha, ?na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada?. O lugar avistado era o monte Pascoal, sessenta e dois quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro. Deu-se então o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.

OPINIÃO DO TOLEDO

Estive em Porto Seguro dezenas de vezes na minha vida, adoro o clima da cidade. Vou lá desde os 18 anos e sinto uma energia ótima. A cidade em si cresceu muito, mas tem belas praias para todos os gostos, desde as mais agitadas, com barracas movimentadas com músicas e danças o dia inteiro, até pontos mais calmo. Tudo isto no sentido de Cabrália, onde há também o shopping dos índios, cheio de opções em artesanatos. A Passarela do Álcool é outro destaque de Porto Seguro, cheia de bares, restaurates, lojas, artesanatos e muito mais, o turista chega e se sente verdadeiramente na Bahia, no Brasil.

Se quiser se aventurar um pouco mais, a cidade tem dois distritos bem diferentes da sede: Arrail A'Ajuda e Trancoso. O primeiro já está mais movimentado, mas é super charmoso, tem ares de interior, mas com requintes, ótimos hotéis e uma culinária de primeira, lojas excelentes, tudo de bom. Já Trancoso é mais rústico, porém mais caro e sofisticado. Este último é o destino daquelas pessoas famosas que não querem badalação. Em Trancoso, Roberto Carlos e Zé das Couves andam juntos sem nenhum problema. Os dois distritos são lindos, adoráveis e compensa conhecê-los.

 

Indicação de hospedagem e alimentação em Porto Seguro - BA

Saiu no blog


        Minas e Bahia, conexão no passado

Minas e Bahia, conexão no passado

02/03/2018

Viação Cipó

Cidade no programa Viação Cipó.

  • Cobertura telefonica: Claro - Oi - Tim - Vivo
  • T. Rodoviário: Viação Águia Branca / Gontijo
  • Empresas aérea Azul - Gol - Latam / Direto ou com conexão
  • Hospitais: Particular / Regional