Porto de Galinhas - PE

HISTÓRIA DA CIDADE

A Praia de Porto de Galinhas é localizada no munícipio de Ipojuca. O povoado do município é bastante antigo. No entanto, não se possui dados exatos acerca da fundação da localidade, que deve ter surgido da doação de sesmarias, ainda no primeiro século da colonização. 
Entre as famílias que se estabeleceram inicialmente na várzea do Ipojuca, mencionam-se os Lacerdas, Cavalcanti, Rolim, e Moura. 
Por ocasião da invasão holandesa, a região do atual município de lpojuca contava já com muitos engenhos de açúcar, graças à fertilidade das suas terras, ricas em massapé, de maneira que mereceu a atenção do invasor. Em 17 de julho de 1645 começou a luta em lpojuca para a expulsão dos batavos, dirigida pelo capitão-mor Amador de Araujo, que contava com 16 homens armados. A luta teve início com um incidente entre um judeu e um morador da localidade, aproveitando-se os habitantes para combater os invasores. O destacamento holandês tentou manter a ordem, mas o povo incentivado por Amador de Araujo, mesmo sem armas apropriadas, incendiou o quartel holandês e matou muitos soldados invasores. Do Recife foi enviado um reforço holandês, comandado pelo coronel Haus. O encontro com as forças pernambucanas realizou-se no dia 23-VII-1645 no engenho Tabatinga. No dia 23, os insurretos de lpojuca, numa emboscada, atacaram os holandeses, derrotando-os completamente. Em seguida, o capitão-mor Amador de Araujo e a sua tropa marcharam até a Várzea, a fim de fazer junção com as forças de FernandesVieira. Posteriormente tomaram parte no combate de Tabocas. Na revolução de 1817, travou-se combate em lpojuca, sendo vencidas as tropas de Domingos Martins.

 

Indicação de hospedagem e alimentação em Porto de Galinhas - PE

  • Cobertura telefonica: Claro - Oi - Tim - Vivo
  • T. Rodoviário: Não
  • Empresas aérea Azul - Gol - Latam / Direto ou com conexão - Até Recife
  • Hospitais: Regional