Mariana

 

HISTÓRIA DA CIDADE

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais. Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.

OPINIÃO DO TOLEDO

Mariana é uma das cidades históricas mais bonitas do Estado, sendo a Praça Minas Gerais um dos pontos mais lindos. Lá, a Igreja de São Francisco, do Carmo e a Cadeia formam um cenário barroco de beleza incomensurável. Muitas ruas históricas, igrejas, museus e tantos outros atrativos completam a lista para quem deseja passear pela história. Estação Ferroviária (com a Maria Fumaça tendo passeios aos finais de semana para Ouro Preto e também nas férias e feriados); casario preservado e variado; muitos, muitos artistas que fazem santos e artesanatos maravilhosos, a partir de várias matérias primas, completam os atrativos de uma cidade que merece ser visitada. Adoro ir a Mariana, sinto como se estivesse há mais de 300 anos na Capital do Estado, com a primeira Câmara de Minas. Quem PRATICA MINAS precisa conhecer Mariana.

CACHOEIRAS

Para quem gosta de cachoeiras também existem opções na cidade, mas bem diferentes umas das outras. No Parque Estadual do Itacolomi, que tem boa parte de sua área na cidade, encontra-se a Cachoeira da Serrinha, bem reservada e onde você deve ir com um guia, pois o local e a estrada de acesso são ermos. É um ponto para quem deseja privacidade e sossego.

BRUMADO

Já na Cachoeira do Brumado, em distrito de mesmo nome, há uma bela queda d’água, mas para que gosta de muito movimento. Os turistas costumam levar frangos e farofas. Há um bar ao lado, estrutura relativamente boa, mas não é um lugar para quem deseja a paz tradicional das nossas cachoeiras. No entanto, é frequentada por muita gente de Mariana e região. Neste distrito encontram-se dezenas de lojas de artesanato, principalmente em pedra sabão. Há também opções d eobras em madeira, mas não é o forte do local.

HOTEL

O parceiro da Viação Cipó na cidade é o Hotel Providência, que abriga convento, colégio, faculdade e igreja no mesmo espaço. Adoro ficar neste hotel, me sinto dentro da história de Minas e não abro mão de ficar horas curtindo este cenário. A rua do hotel também é muito bonita. Não há luxo, mas os apartamentos são amplos e o clima de arte está por todas as partes.

 

Indicação de hospedagem e alimentação em Mariana

Saiu no blog


        Trem fortalece Circuito do Ouro

Trem fortalece Circuito do Ouro

27/06/2017


        Festa da Panela de Pedra

Festa da Panela de Pedra

07/07/2017

Viação Cipó

Cidade no programa Viação Cipó.

  • Cobertura telefonica: Claro - Oi - Tim - Vivo
  • T. Rodoviário: Viação Pássaro Verde
  • Empresas aérea Não
  • Hospitais: Particular / Regional