Ibitipoca

HISTÓRIA DA CIDADE

Tem registro, de que os primeiros moradores João Esteves e Felipe Dutra, receberam do Governador da Província Gomes Ferreira de Andrade, a concessão de sesmaria, em 09-06-l744. Ao requererem a sesmaria, alegaram ser moradores em Santa Rita, Distrito de Botipoca, Freguesia da Borda do Campo, Comarca do Rio das Velhas.
As terras para constituição do patrimônio da Capela de Santa Rita, no lugar então chamado de Pinhal de Santa Rita, foram doadas pelos irmãos Manuel Gomes da Silva e João Gomes da Silva, em 1750.
Em 1826, com o arraial já formado em torno da Capela, construída pelos fazendeiros, a qual recebeu o nome de Capela de Santa Rita, em honra à santa, recebeu foros de Freguesia. Posteriormente, a localidade fez parte do Rio dos Peixes (atual cidade de Lima Duarte). Só bem mais tarde, criou-se a nova Freguesia em 14-07-1832. Porém, algum tempo depois, por motivos não esclarecidos, tal Freguesia foi suprimida, já no ano de 1836. Novamente, o antigo arraial de Santa Rita, voltou a pertencer ao Município de Barbacena. Ao ser criado o Município de Bias Fortes (Decreto-Lei nº 148 de 17-12-1938), passou a integrar o novo Município, quando teve sua denominação mudada para Ibitipoca, pelo fato de estar localizado nas proximidades da majestosa Serra de Ibitipoca.

 

Indicação de hospedagem e alimentação em Ibitipoca

Saiu no blog


        Serra do Ibitipoca Hotel Lazer

Serra do Ibitipoca Hotel Lazer

22/05/2018

Viação Cipó

Cidade no programa Viação Cipó.

  • Cobertura telefonica: Claro - Vivo
  • T. Rodoviário: Viação Útil - Viação Pássaro Verde / Viação Barraca Turismo
  • Empresas aérea Não
  • Hospitais: Regional