Conceição do Mato Dentro

 

HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XVIII, o bandeirante Borba Gato fez as primeiras descobertas de ouro na região em que se localiza o Município de Conceição do Mato Dentro, habitada então pelos índios Botocudos. Em 1704, Gahriel Ponce de Lion, Gaspar Soares e Manuel Corrêa de Paiva, todos de Piratininga, chefiaram a bandeira que descobriu ouro no rio Santo Antônio. Depois de inúmeras lutas contra os indígenas, retiraram-se para a vertente da serra, onde, entre os penhascos da Ferrugem e os espigões do Campo Grande e Cotocori, localizaram as mais ricas lavras auríferas de toda a região nordeste da Capitania.

Desde o alto do Vintém até as planícies da Bandeirinha o ouro brotava em profusão daquelas terras. Nas areias do minúsculo Cuiabá, Gabriel Ponce de Lion encontrou, de uma só bateada, cerca de 20 oitavas de ouro. Em pouco tempo o local estava coberto de cabanas. Por iniciativa daquele bandeirante, iniciou-se a construção de uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Outros aventureiros, ouvindo dos viajantes o relato das riquezas do Santo Antônio, invadiram a região, que passou a ser um novo Eldorado. 

OPINIÃO DO TOLEDO

Cidade histórica, com bela igrejas e prédios e fantásticos, também em sofrido com o excesso da mineração na região. Seu Centro Histórico é um dos mais expressivos de Minas e vale a pena conhecer. No entanto, o forte da cidade é o ecoturismo, tendo o seu ponto alto no Parque do Tabuleiro, que abriga uma das cachoeiras mais altas de Minas Gerais e uma diversidade ambiental pouco vista em outros locais. No parque é possível fazer caminhadas de várias distâncias. Eu já andei uma vez mais de quatro horas só para chegar em uma cachoeira, mas valeu a pena porque foi sensacional. É um lugar para aventureiros de verdade e também para quem quer apenas conhecer um belo cenário de Minas com esforço médio. Chegar na Cachoeira do Tabuleiro não é tão complicado assim.
Conceição do Mato Dentro ainda tem outros atrativos, como o Parque do Salão de Pedras, um lugar feito pela Natureza e por Deus, mas que parece que teve as pedras colocadas por um grande jardineiro. O lugar fica próximo à cidade e é maravilhoso. O Poço do Rio do Campo e a Cachoeira Três Barras são outros pontos que devem ser visitados. Existem boas opções de hospedagem no Centro e também no distrito do Tabuleiro.

 

  • Cobertura telefonica: Claro - Oi - Tim - Vivo
  • T. Rodoviário: Viação Serro
  • Empresas aérea Não
  • Hospitais: Regional