Catas Altas

 

HISTÓRIA DA CIDADE

A formação do povoado que deu origem ao atual município começou a ocorrer no final do século XVII por volta de 1694 com a descoberta de ricas minas auríferas mais tardes denominadas de Catas Altas . O historiador Salomão de Vasconcelos afirma que quase nada se conhece a respeito dos verdadeiros descobridores da região onde está localizado o município e sobre a fundação de Catas Altas. Mas em anotações atribui-se a Domingos Borges a fundação do arraial em 1703. A história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada com o ciclo da mineração no século XVIII.
O nome ″Catas Altas″ provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra ″catas″ significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração. No povoado, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes mais altas, isto é, se encontravam no alto da serra e por isso, a atual cidade ficou conhecida como Catas Altas. ″O povo vendo que cada vez mais que o ouro estava diminuindo nos leitos dos rios e córregos, e com abundância nas partes altas, diziam: ′as catas estão altas′, ′as catas estão ficando em lugares mais altos′, ′as catas estão em lugares de mais difícil acesso′. 
Situada aos pés da Serra do Caraça e resguardados pelo contraforte da serra do espinhaço Catas Altas integra o Circuito do Ouro ao longo da Estrada Real.

 

Saiu no blog


        Catas Altas: Cartão postal do Caraça

Catas Altas: Cartão postal do Caraça

26/07/2017

  • Cobertura telefonica: Claro - Oi - Tim
  • T. Rodoviário: Viação Pássaro Verde
  • Empresas aérea Não
  • Hospitais: Regional