Bom Despacho

HISTÓRIA DA CIDADE

Foi um português chamado Manuel Picão, quem primeiro se internou nas terras que constituem o atual município de Bom Despacho, por volta de 1730. Em 1775, outros povoadores também portugueses, ali chegaram e foram apossando-se das terras que lhes parecerem mais propícias à criação de gado e a lavoura de subsistência.
Esses portugueses e seus descendentes edificaram, por volta de 1790, uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho. Era o arraial que nascia. Mais tarde, a velha capela de capim cedia lugar à outra, coberta de telhas, e passou a constituir o mais importante instrumento de sociabilidade, ligação e intercâmbio da população. A criação e a pecuária deram bases estáveis para a ocupação do território, e sobre elas pode fixar a economia do arraial.
A origem do topônimo "Bom Despacho" deve-se à invocação religiosa na consagração da ermida pioneira, cujo fundador foi grande devoto de Nossa Senhora do Bom Despacho.

OPINIÃO DO TOLEDO

Bom Despacho é uma das cidades mais seguras de Minas Gerais. Lá tem um Batalhão da PM que é muito respeitado e que faz quem quer atrapalhar a ordem desaparecer. A cidade é bem organizada, limpa e tem algumas características interessantes em sua Zona Urbana. Primeiro, a Biquinha, uma praça que tem árvores e a água que desce há séculos pelo mesmo caminho. Um lugar agradável que lembra bem o nosso interior.

A Estação Ferroviária é outro ponto de destaque da cidade, parte da história do transporte de Minas Gerais e de Bom Despacho está neste local tão importante. A Matriz Nossa Senhora de Bom Despacho também é muito bonita, por dentro e por fora. Para fechar a parte religiosa no Centro, fomos à Cruz do Monte, importante para a formação do município, onde fica a base de um mistério. É isso mesmo, nesta parte da cidade existe uma conversa diferente, conhecida como língua da Tabatinga. Trata-se de um dialeto usado pelos negros alforriados e que atravessou os tempos. Quando as pessoas desta localidade conversam a gente fica boiando. A ideia era essa mesma: uma forma de se comunicar sem que os senhores soubessem o que estavam querendo dizer. Um riqueza cultural, imaterial, fortíssima de Bom Despacho e de Minas.

Para fechar nosso passeio chegamos ao Rio Capivari, fui me refrescar neste lugar que concentra vários ribeirões e leva água boa para outras cidades.

 

Indicação de hospedagem e alimentação em Bom Despacho

Viação Cipó

Cidade no programa Viação Cipó.

  • Cobertura telefonica: Vivo
  • T. Rodoviário: Viação Santa Maria
  • Empresas aérea Não
  • Hospitais: Regional